sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Zoológico do Parque Municipal Estoril

O Zôo de São Bernardo do Campo foi inaugurado em 05 de outubro de 1985 e além da visitação tem objetivos como o estudo e a reprodução de animais selvagens e educação ambiental. Hoje conta com mais de 64 espécies de répteis, aves e mamíferos, todos pertencentes à fauna brasileira.
O Zôo do Parque Estoril é sem dúvida referência, prova disso foi o resultado da vistoria realizada em dezembro do ano passado pelo IBAMA, na qual o órgão parabenizou a administração municipal pelas excelentes condições do Zôo.
A visita fez parte de um programa de 43 vistorias, que tem como objetivo avaliar os registros dos animais e dados específicos como tamanho dos recintos, abrigos, veterinário, segurança, controle de nascimento, alimentação, etc. No relatório de São Bernardo vários pontos foram destaque, entre eles o rigoroso controle higiênico, ornamentação, entre outros.
Além disso, o Zôo possui museu para visitas monitoradas, biblioteca para uso interno, ambulatório e cozinha. São 300 animais e entre eles espécies raras e em risco de extinção, que no Parque Estoril vem sendo reproduzidos em cativeiro, dentre as quais destaca-se o Lobo Guará, o Papagaio de Peito Roxo, a Jaguatirica e o Cachorro vinagre. Esses animais quando reproduzidos em cativeiro normalmente morrem nos primeiros dias de vida, conseqüência do abandono da mãe. No Parque Estoril, a história tem sido diferente.
Além do trabalho com os animais o parque realiza palestras e passeios que ensinam a preservar a Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário